Metodologia: Como proteger o meu método de ensino?

Metodologia de ensino é o modo no qual se dá o ensino e a aprendizagem e é por isso que é comum professores, estudantes ou mentores desenvolverem a sua própria metodologia de ensino através de anos de observação, pesquisa e aplicação dos seus métodos e, por isso, é importante que essa metodologia seja protegida.

O que, normalmente, acontece é que quando uma metodologia prova ser eficiente e começa a ganhar notoriedade, ela é pirateada. Ou seja, outras pessoas começam a aplicar e comercializar aquela metodologia sem autorização, sem dar os créditos para quem desenvolveu o método e sem pagar os royalties de quem dedicou anos para o desenvolvimento daquela metodologia.

A CEO da INOMAPI, Jussiane Siqueira, alerta que, no Brasil, não é possível patentear uma metodologia, já que o formato não compreende o conceito de invenção e o modelo de utilidade exigida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), mas é possível usar da Lei dos Direitos autorais que, embora não proteja o método, protege a obra e o seu autor de possíveis plágios e do uso não autorizado.

Jussiane explica que “A lei dos Direitos Autorais não garante a titularidade de exclusividade no método, uma vez que não é possível patentear método de ensino, mas inibe o uso indevido da sua obra por terceiros. É muito importante que o autor da metodologia se atente a isso e proteja anos de estudo e desenvolvimento.”

Se você tem uma metodologia e ainda não se protegeu, fale com o nosso time!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá, como posso ajudar?

× Como posso te ajudar?